Sinduscon Grande Florianópolis endossa a importância do novo sistema de emissão de alvará declaratório de Florianópolis

  1. Início
  2. Releases
  3. Sinduscon Grande Florianópolis endossa a importância do novo sistema de emissão de alvará declaratório de Florianópolis

Sinduscon Grande Florianópolis endossa a importância do novo sistema de emissão de alvará declaratório de Florianópolis

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, acaba de disponibilizar um novo sistema online que realiza, em minutos, a emissão do alvará de licenciamento declaratório. Inicialmente, o autodeclaratório atenderá a modalidade unifamiliar.

Como o novo sistema é digital e bem rápido, irá estimular a legalidade nas pequenas obras de reforma ou construção, desestimulando as construções ilegais, em razão da demora e burocracia pelo processo tradicional.

Há alguns meses, o Sinduscon Grande Florianópolis, em parceria com outras entidades, vem se reunindo com integrantes da Prefeitura Municipal de Florianópolis, com o objetivo de estudar meios de digitalizar os licenciamentos de obras, a fim de desburocratizar as necessidades do setor da construção civil.

“A exemplo de inúmeras prefeituras Brasil afora, a Prefeitura de Florianópolis aderiu à digitalização. Esta é a primeira modalidade de outras que virão. Este primeiro passo vai agilizar as licenças relacionadas às aprovações, o que vai permitir destravar vários projetos do Setor que, certamente, vão gerar mais emprego e renda a todos os cidadãos e, consecutivamente, para a Capital”, destaca Marco Aurélio Alberton, presidente do Sinduscon Grande Florianópolis.

Como funciona o novo sistema

Através do pedido feito pelo cidadão diretamente no site da Prefeitura e a análise executada pelo novo sistema, o alvará poderá ser emitido praticamente na mesma hora que solicitado. No antigo método, o processo poderia levar até alguns meses para chegar à fase de emissão.

Atualmente, a ferramenta é utilizada por 42 municípios brasileiros. Ao ser implantado em Florianópolis, o sistema foi personalizado a fim de atender às características e demandas da cidade. Além disso, Florianópolis é a única cidade do Estado que utiliza a ferramenta no formato declaratório.

O anúncio do sistema ocorreu na última quarta-feira, dia 13 de outubro, no gabinete do Prefeito Gean Loureiro e contou com a presença da presidente do Floripa Sustentável, Zena Becker; do vice-presidente do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil), Ângelo Arruda; da presidente do Cau/SC, Patrícia Sarquis Herden, do presidente do Sinduscon Grande Florianópolis, Marco Aurélio Alberton; e do assessor da Presidência do Crea/SC (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), Flávio Shäfer. Na ocasião, o presidente do Sinduscon, Marco Aurélio, em nome das entidades, ressaltou a importância do projeto e da atuação em conjunto: “Foi satisfatório observar o quanto a cidade pode ganhar quando todos unem forças”.

Acompanhe mais notícias do Setor e da Entidade através do site https://sinduscon-fpolis.org.br.

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Colega jornalista, caso você necessite de mais informações sobre essa ou outras pautas, entre em contato conosco, através dos canais abaixo:

HALO NOTORIEDADE

Agência especializada em estratégias de marketing e apoio às vendas com atuação exclusiva no setor da construção civil em todo Brasil. www.halonotoriedade.com.br | gisele@halonotoriedade.com.br |
Sala de Imprensa: https://halonotoriedade.com.br/saladeimprensa/
WhatsApp | Instagram | Facebook | YouTube | LinkedIn

CLIPAGENS SOBRE O ASSUNTO

https://ndmais.com.br/infraestrutura/florianopolis-lanca-programa-de-liberacao-on-line-para-construcoes-de-baixo-impacto/

Não cita Sinduscon

https://ndmais.com.br/infraestrutura/florianopolis-lanca-programa-de-liberacao-on-line-para-construcoes-de-baixo-impacto/

https://www.folhaestado.com/florianopolis-vai-emitir-licenciamento-para-construcao-em-poucos-minutos/

https://jornalfloripa.com.br/florianopolis-vai-emitir-licenciamento-para-construcao-em-poucos-minutos/

Compartilhe este post

Menu