Novo sistema compatível com Plano Diretor trará mais agilidade aos processos, mas suspensão temporária é necessária durante transição
Florianópolis suspende temporariamente novas consultas de viabilidade e licenças de construção até que o novo sistema compatível com o Plano Diretor esteja instalado. A partir de 19 de junho, as consultas de viabilidade serão emitidas instantaneamente devido às diretrizes do novo Plano Diretor de Florianópolis, que visa a otimização dos serviços. Durante o período de adequação do novo sistema, os processos terão mudanças pontuais. Até lá, a consulta de viabilidade de instalação será feita de forma híbrida, podendo haver atraso de até um dia em sua emissão.
A prefeitura reforça que processos anteriores à revisão do Plano Diretor tramitam normalmente, exceto as consultas de viabilidade, que deverão ser solicitadas com o novo sistema. Será fundamental que a prefeitura fortaleça a fiscalização neste período para evitar construções irregulares.
A suspensão temporária das novas consultas de viabilidade e licenças de construção é necessária para a transição a um sistema mais ágil e moderno que estimule a formalização. A esperança é que o novo sistema traga a agilidade prometida pela prefeitura, permitindo que as pessoas possam tocar adiante seus projetos de forma mais rápida e eficiente.