ESG na construção civil: o que é e qual sua importância para as empresas do setor

  1. Início
  2. Setor da Construção Civil
  3. ESG na construção civil: o que é e qual sua importância para as empresas do setor
esg-construcao-civil

ESG na construção civil: o que é e qual sua importância para as empresas do setor

Quem trabalha no setor da construção civil já deve conhecer alguns termos relacionados ao uso consciente dos recursos naturais para construir empreendimentos. É sobre isso que se trata a ESG na construção civil.

A sigla original inglesa significa “Environment, Social and Governance”, que em tradução quer dizer “Meio ambiente, Social e Governança”. Continue a leitura e descubra a influência deste conceito no setor.

O que é ESG?

Segundo pesquisas acadêmicas, a construção de empreendimentos imobiliários consome até 75% de todos os recursos naturais do planeta. 

Diante dessa situação, surgiu a necessidade de implementar medidas que preservem o meio ambiente e garantam a sustentabilidade mundial, como é o caso da ESG.

Este conceito se baseia em três pilares que orientam a concepção de empreendimentos sustentáveis, no qual as empresas reduzem o consumo de recursos naturais durante a construção, com o objetivo de gerar o menor impacto possível na natureza.

Segundo a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), a construção civil se destaca como exemplo de boas práticas ambientais, com várias construtoras investindo na sustentabilidade de seus empreendimentos.

Inclusive, algumas delas também fazem parte do segmento Novo Mercado (NM) da Bolsa de Valores do Brasil (B3), segmento este que exige adequações aos indicadores da ESG.

Nesse sentido, a ESG está diretamente relacionada com questões ambientais, desenvolvimento social e implementação de ações que alinhem os objetivos das empresas quanto à preservação dos recursos da natureza.

Quais são os benefícios do ESG na construção civil?

De acordo com a Green Building Council Brasil, entidade atuante em prol das edificações sustentáveis no país, com a aplicação da ESG nas edificações, as empresas conseguem reduzir em 40% o consumo de água, 30% o de energia elétrica, 35% a emissão de dióxido de carbono e 65% a geração de resíduos.

Portanto, o principal objetivo deste conceito é criar um ecossistema de preservação ambiental, através de ações e medidas que reduzem o consumo de recursos naturais e promovam a sustentabilidade.

Mas, além disso, ele também traz muitos outros benefícios para as empresas do setor da construção civil. Entre eles, estão:

  • Economia financeira, uma vez que a redução do uso dos recursos naturais também reduzirá os custos operacionais;
  • Relacionamento com stakeholders e mais oportunidades de se conectar com outras empresas e gerar novos negócios;
  • Alinhamento com as tendências, visto que a sustentabilidade no setor da construção civil é um assunto abordado frequentemente pelas empresas e entidades do setor.

A ESG é um diferencial competitivo que vai definir o futuro das empresas, uma vez que os consumidores buscam aplicar a sustentabilidade no dia a dia e os investidores entendem este conceito como um atributo de valorização imobiliária.

Nesse sentido, as construtoras e incorporadoras que priorizam a sustentabilidade nas edificações terão suas marcas institucionais fortalecidas, visto que contribuem para a construção de um mundo melhor para as gerações futuras.

O Sinduscon Grande Florianópolis se mantém atualizado das principais tendências do setor, com o propósito de trazer informações e novos conhecimentos aos associados e à comunidade. Acesse a página de notícias e leia conteúdos atualizados diariamente.

CENTRAL DO ASSOCIADO

WhatsApp: (48) 99116-0084

WhatsApp CUB: (48) 99135-2695

Av. Prefeito Osmar Cunha, 416, sala 408, Centro, Florianópolis

Horário de atendimento: Segunda a sexta das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.

Compartilhe este post

Menu