O Índice de Confiança do Empresário (Icei) da indústria da construção avançou 3,2 pontos, para 60 pontos, em agosto de 2022, indicando que os empresários do setor estão mais confiantes do que em julho. O dado é da Sondagem da Indústria da Construção da CNI (Confederação Nacional da Indústria), elaborada em parceria com a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção.
A pontuação vai de 0 a 100, indicando confiança ou otimismo a partir de 50. Foram colhidas informações de 402 empresas, sendo 151 pequenas, 169 médias e 82 grandes, de 1 a 9 de agosto de 2022.
O avanço da confiança foi “puxado” pela melhora da percepção do empresário da construção acerca da economia brasileira.
O índice de condições atuais da economia brasileira avançou 5,4 pontos para 52,7 pontos, demonstrando a transição de uma percepção de piora da economia, em julho, para melhora da economia, em agosto.
O índice de expectativas sobre a economia brasileira também cresceu em magnitude similar, com avanço de cinco pontos, para 61,7 pontos, indicando mais otimismo em relação à economia brasileira nos próximos seis meses.
Otimismo mantido
As expectativas dos empresários do setor se mantiveram positivas para diversas variáveis ligadas ao setor. A expectativa é de alta da compra de insumos e matérias-primas, do número de novos empreendimentos e serviços, da atividade e do emprego nos próximos seis meses.
O índice do nível de atividade da construção registrou 52,5 pontos em julho de 2022, indicando expansão da atividade frente a junho.
O índice de evolução do número de empregados foi de 51,9 pontos, indicando alta do emprego da construção em julho.
Mais investimentos
Em agosto de 2022, o índice de intenção de investimento da indústria da construção aumentou 0,9 ponto, para 45,9 pontos, atingindo o maior patamar desde julho de 2014. O índice segue significativamente acima da sua média histórica de 36,1 pontos.
Capacidade Operacional
Em julho de 2022, a Utilização da Capacidade Operacional (UCO) da construção avançou um ponto para 68%. É a mais elevada UCO para o mês de julho, desde 2014.
Fonte: https://sindusconsp.com.br/empresarios-da-construcao-estao-mais-confiantes-segundo-a-cni/