CBIC sob nova direção.

Empossada solenemente na noite do dia 16/08, a nova gestão do Conselho de Administração, Conselho Consultivo e Fiscal da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e dos representantes da entidade junto à Confederação Nacional da Indústria (CNI) e à Federação Interamericana da Indústria da Construção (FIIC) reforçou que a entidade dará continuidade ao diálogo e à parceria, duas habilidades que traduzem a missão e o modo CBIC de atuar desde sua fundação, há 66 anos.

A cerimônia foi realizada no auditório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília. Com a presença de autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, empresários e profissionais do setor da construção e imprensa, o Conselho de Administração assumiu o compromisso de respeitar o legado da CBIC e contribuir para o fortalecimento do setor da construção. “É para isso que nossa entidade foi criada e é para isso que assumimos juntos esse honroso desafio”, mencionou o presidente da Câmara Brasileira, Renato Correia.

Dentre as prioridades da nova gestão, defendeu avanços na direção de uma construção mais industrializada, agregando valor à atividade. “Podemos fazer mais com menos, com melhor remuneração do trabalhador, maior formalização e segurança”, frisou.

Além disso, defendeu como essencial a recuperação do investimento público na infraestrutura e na habitação, segmentos em que a contribuição e o potencial da construção são incalculáveis.

O dirigente informou que a CBIC atuará pela ampliação dos recursos alocados no orçamento geral da união, pelo fortalecimento do SBPE, pela proteção do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), mecanismo estratégico para a habitação, que tem tido inúmeras tentativas de utilização em desacordo com suas funções de origem – o suporte financeiro do trabalhador na perda do emprego, financiamento de habitação de interesse social e saneamento. Assim como estimulará a estruturação de outras fontes de financiamento, abrindo novas oportunidades e tornando mais amigável o mercado de capitais, especialmente para empresas pequenas e médias.

Salientou ainda que as empresas do setor estão prontas para apoiar o governo federal na busca pela retomada do crescimento, mas precisa de consistência e previsibilidade: compromisso com a efetiva destinação de recursos, pagamento das faturas em dia e remoção de gargalos. “Havendo horizonte claro e previsibilidade, é possível treinar e manter o trabalhador do setor entregando ainda mais e melhor”, disse.

“Na Agenda do Desenvolvimento, a CBIC continuará trabalhando pela construção de um Brasil melhor, mais justo e com oportunidade para todos. Nossa gestão será guiada pelo que aprendi com o nosso ex-presidente Luis Roberto Ponte: sendo bom para o Brasil e bom para os brasileiros, podem contar com a CBIC”, enfatizou Renato Correia.

Bastante emocionado com as homenagens do dia, o presidente do Conselho Consultivo e representante da CBIC junto à FIIC, José Carlos Martins, mencionou sua satisfação, após nove anos à frente da entidade, em passar o comando da CBIC ao seu amigo Renato Correia. “Chega junto com ele uma nova geração de líderes que continuará a construir a história da CBIC, da construção e do Brasil”.

“Avançamos muito, mas ainda muito pouco perante o que precisamos. Para isso, são fundamentais união e posicionamento firme perante os temas sensíveis da vida brasileira. A construção precisa ser entendida e colocada como protagonista e indutora do crescimento econômico, ancorada na geração maciça de emprego e renda, na pulverização do emprego formal, no provimento das condições necessárias à melhoria da competitividade da economia e da dignidade humana”, salientou Martins.

Robson Braga de Andrade, presidente da CNI, destacou o sucesso da liderança de José Carlos Martins à frente da CBIC para o desenvolvimento da indústria da construção e do Brasil, citando o trabalho em prol do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). Direcionado a Renato Correia, afirmou: “conte com a CNI e com o presidente Ricardo Alban, a partir de novembro, para ajudar o Brasil a desenvolver, crescer e melhorar a vida dos brasileiros”.

O ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, elogiou Martins por sua visão de Estado, de nação. “Trago aqui o reconhecimento do Tribunal de Contas da União pelo diálogo. Vossa senhoria me ajudou a montar a minha gestão, na presidência do TCU, para implantar uma nova forma de trabalhar no Tribunal de Contas, de não partir para punição, mas para a prevenção”, mencionou, ao destacar que Martins é um brasileiro de estirpe, de capacidade intelectual, e que transmite um dinamismo que certamente toda a nova diretoria vai dar sequência, sob a liderança de Renato Correia.

Já o segundo vicepresidente da Mesa Diretora do Senado Federal, senador Rodrigo Cunha (Podemos/AL), representando o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, manifestou seu compromisso pessoal e do Senado Federal em apoiar todas as iniciativas que promovam o crescimento e o desenvolvimento da construção brasileira. “Que essa gestão seja marcada por realizações notáveis e um legado positivo para o nosso país”, desejou.

Ministro das Cidades agradece a CBIC pelas contribuições para o novo MCMV

O ministro de Estado das Cidades, Jader Barbalho Filho, destacou que a CBIC, desde sua fundação em 1957, é indispensável e fundamental no desenvolvimento do Brasil. “Seu engajamento nos projetos governamentais, através da participação direta, ativa e proponente de seus inúmeros associados, sempre favorece a boa execução da operação. A CBIC é sem dúvida um órgão que presta enorme serviço à sociedade brasileira e estar presente a posse de sua nova diretoria para o triênio 2023-2026 mostra a disposição do governo Lula e do Ministério das Cidades, em particular, em estreitar ainda mais os nossos laços de atuação”, sublinhou.

Jader Filho também agradeceu a CBIC, em nome de José Carlos Martins, pelo apoio e contribuições, fundamentais para a construção do novo Minha Casa, Minha Vida, ressaltando a responsabilidade gigante que Renato Correia terá daqui para a frente. “Estamos em ritmo acelerado e não vamos desacelerar esse processo. Temos um gigantesco déficit habitacional e nosso objetivo é combater essa situação com a contratação de 2 milhões de novas moradias populares até 2026 nas faixas 1, 2 e 3.

“Posso afirmar, com absoluta segurança, que não haverá obra paralisada ou abandonada durante o governo Lula. Neste governo, cronograma é para ser cumprido e pagamento é para ser feito conforme o cumprimento de contrato”, disse.

O ministro de Estado da Casa Civil, Rui Costa, defendeu que, para governar no longo prazo é preciso segurança jurídica, previsibilidade e respeito aos contratos e aos procedimentos legais iniciais. “Precisamos mudar definitivamente o conceito para que, ao invés de política de governo, nós possamos juntos construir políticas de Estado, que mude o governo, mas a política continue”.

Confira a nova diretoria:

Presidente: Renato de Sousa Correia – GO

Vice-Presidente Administrativo: Carlos Henrique de Oliveira Passos – BA

Vice-Presidente Financeiro: Eduardo Aroeira Almeida – DF

 

Vice-presidentes Regionais

Região Sudeste: Claudio Kawa Hermolin – RJ

Região Norte: Frank do Carmo Souza – AM

Região Nordeste: Guilherme Araújo Fortes – PI

Região Sul: Marcos Mauro Pena de Araújo Moreira Filho – PR

Região Centro-Oeste: Paulo Roberto de Morais Muniz – DF

 

Vice-presidentes de Áreas

Área de Responsabilidade Social: Ana Claudia Gomes Martins  – RJ

Área de Infraestrutura: Carlos Eduardo de Lima Jorge – SP

Área de Habitação de Interesse Social: Clausens Roberto de Almeida Duarte – CE

Área da Indústria Imobiliária: Ely Flavio Wertheim – SP

Área de Inovação: Dionyzio Antonio Martins Klavdianos – DF

Área de Relações Trabalhistas: Ricardo Dias Michelon – RS

Área de Obras Industriais: Ilso José de Oliveira – MG

Área Jurídica: Fernando Guedes Ferreira Filho – MG

Área de Sustentabilidade: Nilson Sarti da Silva Filho – BA

 

Vice-presidentes

Alex Dias Carvalho – PA

Alexandre Landim Fernandes – BA

Alfredo Guttenberg de Mendonça Brêda – AL

Aristóteles Passos Costa Neto -ES

Carlos Augusto Emery Cade – PR

Célia Oliveira Souza Catussi – PR

Claudio Teitelbaum – RS

Fábio Ribeiro Nahuz – MA

Flavio Augusto Ayres Amary – SP

Henrique Jorge Medina Neto – AM

Luiz Gustavo Salvático – PR

Marco Antonio Corsini – SC

Marco Aurélio Alberton – SC

Marcos Saceanu – RJ

Maria Elizabeth Cacho do Nascimento – PE

Nakle Mohallem – MG

Oliver Chies Viezzer – RS

Olvacir José Bez Fontana – SC

Patriolino Dias de Sousa Teixeira e Silva – CE

Rafael Sacchi – RS

Renato Ferreira Machado Michel – MG

Yorki Oswaldo Estefan – SP

 

Suplentes

Caio Carmona Cesar Portugal – SP

Clerlânio Fernandes de Holanda – RR

Douglas Luiz Vaz da Silva – ES

Eduardo Fontes Terra da Silveira – ES

Francisco Reinaldo Rebelo Sampaio – PI

João Victor Alves Ribeiro – GO

Luis Alberto Paludo – SC

Pedro Augusto da Escóssia Chaves – RN

Rafael Goellner Garcia – RS

Renata Peres Krum – PR

Ricardo Antunes Sessegolo – RS

Sergio Henrique Andrade de Azevedo – RN

Vinicius Augusto Pereira Benevides – RJ

 

Conselho Fiscal – Titular

Elson Ribeiro e Póvoa – DF

Fernando Coe Razuk – GO

Luiz Afonso Delgado Assad – DF

 

Conselho Fiscal – Suplentes

Luiz Antonio Oliveira Rosa – GO

Ricardo Beschizza – SP

Ricardo Moreira dos Santos – RO

Fonte: https://cbic.org.br/renato-correia-assume-compromisso-de-avancar-no-fortalecimento-do-setor/

CENTRAL DO ASSOCIADO

WhatsApp: (48) 99116-0084

WhatsApp CUB: (48) 99135-2695

Av. Prefeito Osmar Cunha, 416, sala 408, Centro, Florianópolis

Horário de atendimento: Segunda a sexta das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.

Compartilhe este post

Menu