Bombeiros de SC anunciam novas normas e estimam prazo 70% menor

  1. Início
  2. Notícias
  3. Bombeiros de SC anunciam novas normas e estimam prazo 70% menor

Bombeiros de SC anunciam novas normas e estimam prazo 70% menor

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina vai ganhar agilidade nas suas rotinas de fiscalização com as novas normas de padronização de itens fiscalizados. Esse é o objetivo do conjunto de regras e procedimentos que passam a valer com a assinatura do decreto assinado hoje na Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) pelo governador Jorginho Mello.

As novas normas, discutidas entre a corporação e representantes da sociedade catarinense, entre eles a Câmara de Desenvolvimento da Indústria da Construção da FIESC, tem como objetivo reduzir a burocracia para a análise de projetos e vistorias. A expectativa é de que a redução dos prazos de análise pelo Corpo de Bombeiros de SC chegue a 70%.

O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, avalia que a medida é positiva para a indústria, já que facilita o entendimento das entidades fiscalizadas e, com isso, agiliza o atendimento dos requisitos e recomendações. “Esse novo modelo de atuação do Corpo de Bombeiros tem potencial para colocar Santa Catarina na vanguarda nesse quesito no país. Estamos muito satisfeitos com a iniciativa de melhorar o relacionamento entre a corporação e as entidades produtivas”, afirma.

Para o governador Jorginho Mello, o decreto assinado hoje marca um novo momento na história do Corpo de Bombeiros de SC na prestação de serviços para a população e para o setor produtivo, representado no evento por integrantes do Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (COFEM). “As empresas precisam de agilidade e modernidade. Simplificar processos e desburocratizar deve ser uma preocupação constante do estado”, destaca.

Uma das principais mudanças é que um único profissional passa a acompanhar o processo, desde a análise de risco até a concessão do alvará. Outro ponto considerado positivo pela FIESC é a garantia de manutenção das normas para os próximos 10 anos. A previsibilidade e a estabilidade das normas dão mais segurança para o empreendedor, que faz investimentos de longo prazo. A nova norma também tem como objetivo encerrar a prática da multa automática.

A Câmara de Desenvolvimento da Indústria da Construção da FIESC conta com um grupo de trabalho que debate instruções normativas e seus efeitos para a construção civil. O grupo, formado por engenheiros e representantes do Corpo de Bombeiros e do CREA-SC, analisa e debate atualizações de normas relevantes para o segmento, como a prevenção a incêndios e uso de escadas de segurança, por exemplo.

As entidades integrantes do Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (COFEM) participaram do evento. O COFEM é composto pelas Federações das Indústrias (FIESC), do Comércio (FECOMÉRCIO), da Agricultura (FAESC), dos Transportes (FETRANCESC), das Associações Empresariais (FACISC), das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), das Micro e Pequenas Empresas (FAMPESC), além do Sebrae-SC.

 

Fonte: https://fiesc.com.br/pt-br/imprensa/bombeiros-de-sc-anunciam-novas-normas-e-estimam-prazo-70-menor?utm_campaign=gecorrp__newsletter_fiesc_25012024&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

CENTRAL DO ASSOCIADO

WhatsApp: (48) 99116-0084

WhatsApp CUB: (48) 99135-2695

Av. Prefeito Osmar Cunha, 416, sala 408, Centro, Florianópolis

Horário de atendimento: Segunda a sexta das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.

Compartilhe este post

Menu