Justiça determina suspensão de regras que poderiam afetar imóveis no litoral de SC

  1. Início
  2. Notícias
  3. Justiça determina suspensão de regras que poderiam afetar imóveis no litoral de SC

Justiça determina suspensão de regras que poderiam afetar imóveis no litoral de SC

A Justiça determinou, nesta quinta-feira (27), a suspensão das regras que mudariam o entendimento sobre as áreas de restingas em Santa Catarina. Na quarta, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE-SC) havia anunciado que as mudanças poderiam vir a afetar a situação dos imóveis litorâneos e causar prejuízo à ordem pública econômica e, por isso, recorreu à decisão. Ainda nesta quinta, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) publicou nova portaria.

Na decisão judicial foi considerada, então, a restinga como “área de preservação permanente apenas quando é fixadora de dunas ou estabilizadora de mangues, afastando a incidência da Resolução nº 303/2002 do Conama para fins de área de preservação permanente” — ou seja, adotando a interpretação do artigo 4º, inciso VI do Código Florestal.

O governador Jorginho Mello disse que prevaleceu o bom senso.

— Graças à ação rápida da nossa Procuradoria, a situação não passou de um grande susto e os catarinenses do litoral podem seguir suas vidas normalmente — afirmou.

A discussão entre as partes começou depois que o IMA publicou a portaria 165/2023, que passava a considerar todas as restingas existentes no Estado como área de preservação permanente (APP). O novo texto classificaria como APPs as faixas de 300 metros contados a partir da linha preamar máxima, ou seja, a partir do ponto atingido pela maré alta. Isso, ainda, independia de existir vegetação ou não.

Com isso, imóveis litorâneos das principais cidades turísticas catarinenses, como Florianópolis e Balneário Camboriú, poderiam ser afetados. Na Capital, por exemplo, toda a extensão da Avenida Beira-Mar Norte, que abrange os bairros Centro e Agronômica, seria atingida. Em Balneário Camboriú, a área litorânea localizada na Praia Central, que tem o metro quadrado mais caro do país, também estaria entre as afetadas. As cidades de Itapema, passando por bairros como Morretes e Centro, além da Beira-Mar de São José estavam na lista também.

 

Fonte: https://www.nsctotal.com.br/noticias/justica-determina-suspensao-de-regras-que-poderiam-afetar-imoveis-no-litoral-de-sc

CENTRAL DO ASSOCIADO

WhatsApp: (48) 99116-0084

WhatsApp CUB: (48) 99135-2695

Av. Prefeito Osmar Cunha, 416, sala 408, Centro, Florianópolis

Horário de atendimento: Segunda a sexta das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.

Compartilhe este post

Menu