Desembargador fala sobre planejamento sucessório para associados ao Sinduscon

  1. Início
  2. Notícias
  3. Desembargador fala sobre planejamento sucessório para associados ao Sinduscon

Desembargador fala sobre planejamento sucessório para associados ao Sinduscon

Raulino Jaco Bruning disse que assunto deve ser tratado ainda em vida, para evitar aborrecimentos aos descendentes e despesas desnecessárias

 

Planejamento sucessório nas empresas da construção civil foi o tema da palestra proferida pelo desembargador Raulino Jaco Bruning, convidado especial da primeira assembleia geral do ano dos associados ao Sinduscon Grande Florianópolis. Em sua fala, o desembargador destacou a diversidade de formações familiares, o que tornou o processo de sucessão ainda mais complexo. “Prevenção é a chave para ter uma sucessão tranquila e evitar incômodo no futuro”, disse.

O tema é espinhoso e muitas vezes o início do processo sucessório nas empresas encontra resistência até dos fundadores. Mas o desembargador diz que vale a pena organizar tudo com antecedência. “Quando falamos de empresa, o planejamento é crucial para a longevidade e expansão da organização. Não se deve deixar o vento levar”, afirmou, dizendo que o custo de uma partilha após a morte dos fundadores é sempre mais alto.

Ele dá algumas dicas de como e quando começar:

-Convencer os fundadores sobre a importância de passar o bastão

-Criar instâncias deliberativas e de discussão (Conselho de Família, Conselho Consultivo, Conselho de Gestão, Conselho de Sócios, Conselho de Administração, Comitês Setoriais)

-Elaborar um Código de Ética ou Conduta

-Definir quem, na família, tem aptidão para integrar a empresa e suceder o dono (“na família prevalecem muitas vezes os vínculos afetivos, mas na empresa prevalece a razão”).

-A partir dos 20 anos o sucessor já pode iniciar o processo de transição

CENTRAL DO ASSOCIADO

WhatsApp: (48) 99116-0084

WhatsApp CUB: (48) 99135-2695

Av. Prefeito Osmar Cunha, 416, sala 408, Centro, Florianópolis

Horário de atendimento: Segunda a sexta das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.

Compartilhe este post

Menu