PIB da construção cresce 1,3% no terceiro trimestre

  1. Início
  2. Notícias
  3. PIB da construção cresce 1,3% no terceiro trimestre

PIB da construção cresce 1,3% no terceiro trimestre

O PIB (Produto Interno Bruto) da construção aumentou 1,3% no terceiro trimestre de 2025, na comparação com o segundo. No acumulado dos primeiros nove meses deste ano em relação ao mesmo período de 2024, o PIB do setor cresceu 1,7%.

Os dados foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 4 de dezembro. Na comparação com o terceiro trimestre de 2024, o PIB do setor cresceu 2%, desempenho evidenciado pelo aumento da ocupação e da massa salarial real, segundo o Instituto.

Na comparação dos quatro trimestres encerrados em setembro com o mesmo período imediatamente anterior, o PIB da construção registra elevação de 2,5%.

De acordo com Eduardo Zaidan, vice-presidente de Economia do SindusCon-SP, os dados do PIB da construção mostram a manutenção da trajetória de desaceleração do ritmo de crescimento do setor. “A atividade da construção ainda evoluía até setembro, como demonstravam os números do emprego no setor, porém menos do que o forte crescimento registrado em 2024, em função dos juros elevados que inibiram novas contratações de obras por parte de investidores e famílias. Já agora em outubro, registramos mais demissões do que contratações”, comenta.

Desempenho das atividades imobiliárias

O PIB das atividades imobiliárias subiu 0,8% no terceiro trimestre, comparado ao segundo. Em relação ao mesmo período do ano passado, houve crescimento de 2%. Na comparação dos quatro trimestres até setembro em relação ao mesmo período imediatamente anterior, a elevação também foi de 2%, mesmo percentual registrado no acumulado dos primeiros nove meses de 2025, em relação ao período janeiro-setembro de 2024.

FBCF e taxa de investimento

A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) cresceu 0,9% no terceiro trimestre, em relação ao segundo. Na comparação com o terceiro trimestre de 2024, registrou elevação de 2,3%, atribuída pelo IBGE às altas na construção, na importação de bens de capital e no desenvolvimento de software, apesar da queda na produção de bens de capital.

Na comparação do acumulado de quatro trimestres até setembro com o mesmo período imediatamente anterior, o aumento da FBCF foi de 6%.

A taxa de investimento no terceiro trimestre foi de 17,3% do PIB, ligeiramente abaixo dos 17,4% do terceiro trimestre de 2024. “Ainda seguimos muito distantes de uma taxa ideal acima dos 20% que possibilitaria um crescimento sustentado da economia”, comenta Zaidan.

 

Fonte:https://sindusconsp.com.br/pib-da-construcao-cresce-13-no-terceiro-trimestre/

CENTRAL DO ASSOCIADO

WhatsApp: (48) 99116-0084

WhatsApp CUB: (48) 99135-2695

E-mail CUB/m² : cub@sinduscon-fpolis.org.br

Av. Prefeito Osmar Cunha, 416, sala 408, Centro, Florianópolis

Horário de atendimento: Segunda a sexta das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.

Compartilhe este post

Menu