Nova plataforma de treinamento em altura do Seconci Grande Florianópolis visa evitar acidentes de trabalho nas obras

O evento, agendado para 24/11, tem 30 vagas gratuitas para as empresas que queiram conhecer a estrutura. A plataforma atende a Norma Regulamentadora NR-35

Na próxima quarta-feira, dia 24 de novembro, o Seconci Grande Florianópolis vai inaugurar em sua sede, localizada na Av. Mauro Ramos nº 1366 no centro de Florianópolis, a Plataforma de Treinamento em Altura NR-35. O evento de lançamento será realizado a partir das 8h30 para convidados e ao longo do dia serão disponibilizados mais três horários, abertos às empresas que queiram conhecer a estrutura. A inscrição é gratuita, mas é necessário fazer o agendamento prévio porque as vagas são limitadas a 10 participantes por grupo (total de 30) devido aos protocolos da Covid-19.

 

Sobre a NR-35

Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, uma das principais causas de acidentes de trabalho fatais se deve a eventos envolvendo quedas de trabalhadores de diferentes níveis. E não é diferente para os profissionais que trabalham em obras do setor da construção civil.

Entre os países do G20, o Brasil ocupa a segunda posição em mortalidade no trabalho, chegando a 8 óbitos a cada 100 mil vínculos de emprego, entre 2002 e 2020 – segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, elaborado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O princípio adotado na norma NR-35 trata o trabalho em altura como atividade que deve ser planejada, evitando-se caso seja possível, a exposição do trabalhador ao risco, quer seja pela execução do trabalho de outra forma, por medidas que eliminem o risco de queda ou mesmo por medidas que minimizem as suas consequências, quando o risco de queda com diferenças de níveis não puder ser evitado. Esta norma propõe a utilização dos preceitos da antecipação dos riscos para a implantação de medidas adequadas, pela utilização de metodologias de análise de risco e de instrumentos como as Permissões de Trabalho, conforme as situações de trabalho, para que o mesmo se realize com a máxima segurança.

 

Plataforma de Treinamento

 

A Plataforma de Treinamento em Altura NR-35 que o Seconci está inaugurando vai propiciar ao trabalhador uma vivência prática dos maiores riscos do trabalho em altura desenvolvido na indústria da construção, ampliando assim a percepção de risco dos trabalhadores e evitando acidentes futuros nos canteiros de obras da Grande Florianópolis.

São situações que envolvem, por exemplo, a movimentação e utilização de equipamentos de proteção individual em plataforma secundária que existem nos canteiros de obras; a demonstração correta do EPIs em linhas de vida, habitualmente instaladas nas periferias de lajes do canteiros de obras; a movimentação vertical e horizontal em altura com utilização de EPIs apropriados (cinto de segurança tipo pára quedista, talabarte tipo Y com absorvedor  e trava queda de cabo de aço); entre outras situações acesso e movimentação de andaime suspenso tipo jaú  e cadeirinha.

“Esta plataforma é muito importante para o nosso setor, pois mais do que uma obrigação legal os treinamentos de segurança devem ser considerados investimento para as empresas. Os treinamentos reduzem o número de acidentes e ajudam a proporcionar aos trabalhadores um ambiente seguro para realização das atividades, buscando sempre a valorização do bem-estar físico deles”, destaca Eliane Machado, presidente do Seconci Grande Florianópolis.

 

Inscrição para conhecer a Plataforma

As empresas associadas ao Seconci podem participar do evento de inauguração da Plataforma de Treinamento na próxima quarta-feira, dia 24. O Seconci fará demonstrações práticas do uso da plataforma. Apesar da inscrição ser gratuita, é necessário realizar a confirmação com antecedência, devido às vagas limitadas. Cada apresentação terá a duração de 1 hora e 30 minutos e vão iniciar às 10h30, às 13h30 e às 15h30. Interessados devem entrar em contato através do telefone (48) 3204-7265 ou WhatsApp (48) 99148-7018.

 

Curso NR-35

O primeiro curso prático que o Seconci irá oferecer na nova plataforma está agendado para 15 de dezembro. Todo profissional que realiza atividade a mais de 2 metros de altura do seu nível de referência ou que trabalha em ambiente que apresente risco de queda (como atividades nas periferias de lajes de obras) está habilitado para o curso.

O curso tem carga horária de oito horas e prevê teoria e prática. O conteúdo programático engloba as normas e regulamentos do trabalho em altura; análise de risco e condições impeditivas; equipamentos de proteção necessários (EPIs); as condutas em situações de emergências, incluindo noções de técnicas de resgate e de primeiros socorros; entre outros.

O investimento, por participante, é de R$ 90,00 para contribuintes ao Seconci e R$ 150,00 para não contribuintes. As vagas são limitadas por turmas. Interessados devem entrar em contato com o Seconci através do telefone (48) 3204-7265 ou WhatsApp (48) 99148-7018.

A plataforma também está habilitada para o Treinamento da NR-33, cujo foco é para trabalhadores que atuam em espaço confinado, como vigias, supervisores, entre outros. Este treinamento estará disponível a partir de janeiro de 2022.

CENTRAL DO ASSOCIADO
☎ Tel: (48) 3206-6576
📱 WhatsApp: (48) 99116-0084
🖱 Site: https://sinduscon-fpolis.org.br
📧 [email protected]
🚩 Av. Prefeito Osmar Cunha, 416, sala 408, Centro, Florianópolis
⏱ Horário de atendimento: Segunda a sexta das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h.

 

 

Receba novidades no seu email

Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura para você. Ao continuar a navegação em nosso site você concorda com o uso dessas informações