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03/10/2019 -
Apartamento compacto atrai clientes e conquista incorporadoras

O apartamento compacto parece ter ganhado mesmo o título de queridinho do mercado imobiliário. É o conceito de ‘menos é mais’. O bom preço e o uso da residência praticamente como dormitório tem feito as incorporadoras investirem em espaços privativos cada vez menores. De 40 a 50 metros quadrados no passado, hoje chegam a ter 10 a 20 metros quadrados, quase um cômodo.

Segundo dados do Grupo ZAP, apartamentos lançados com até 30 m² mais do que dobraram o crescimento nos últimos 3 anos, em São Paulo. Os chamados studios (apartamentos com pequenas dimensões, sem divisórias entre quarto, sala e cozinha) tem se destacado. 

Em 2017, essa tipologia representou 79% do total de apartamentos lançados com até 30 m². Já no ano passado, o volume se manteve: 71% do total lançado com até 30 m² foi do tipo studio. 

A arquiteta Cátia Ferreira explica que as construtoras apostam em plantas bem resolvidas, com tudo à mão, sem perder o conforto. “É o conceito de hotelaria. Esses apartamentos atendem sobretudo a geração Y (nascidos entre a década de 1980 e o final da de 1990), do desapego, da busca pela funcionalidade e com postura de compartilhamento”, diz.

Ela lembra que esses empreendimentos costumam ter áreas comuns com lavanderia compartilhada, academia, espaço gourmet e de trabalho.

Para a arquiteta Giovanna Gogosz, os ambientes menores oferecem mais praticidade. “Muita gente que vai morar só não quer ter o trabalho de pensar no apartamento inteiro, em manutenção, limpeza. Um apartamento compacto acaba sendo mais prático. Acredito que esse seja o maior motivo para a escolha, principalmente para quem está no começo da vida ou no final. A pessoa divorciada, por exemplo”.

Apartamento compacto

Gerente de marketing e inteligência de mercado da Nortis Incorporadora e Construtora, Rodolfo Dell Vale afirma que o apartamento compacto é uma aposta das incorporadoras para trazer diversidade aos perfis dos prédios e uma gama maior de clientes. “Para um projeto desses, levamos em consideração diversos aspectos, como questão sociodemográfica da região, mobilidade, preço do metro quadrado”. 

Diretor-geral da Benx Incorporadora, Luciano Amaral explica que a localização é um diferencial. Esse tipo de imóvel costuma estar próximo aos serviços, como transporte público – metrô e ônibus – e shoppings. “O perfil está mais voltado para pessoas solteiras e separadas”, acrescenta.

Diretora de incorporação da RZK Empreendimentos ImobiliáriosVerena Balas ressalta que o apartamento compacto costuma ter valor mais acessível. É a possibilidade do primeiro imóvel para jovens, por exemplo.

“Esse perfil deseja empreendimento com equipamentos públicos próximos, áreas externas de serviços e também uma localização que forneça mobilidade”.

Segundo ela, espaços coletivos completos trazem facilidade e agilidade para a rotina dos moradores. “Hoje há uma preocupação enorme com infraestrutura e qualidade de vida dos moradores. Há também a questão de não olhar só para o empreendimento, mas ter uma visão urbanística”. 

Fonte: https://revista.zapimoveis.com.br/apartamento-compacto/