Notícias
16/11/2015 -
Minist??rio das cidades divulga especifica????es para habita????o de interesse social compat??veis com a ABNT

O Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Habitação (SNH), disponibiliza no site as normas de desempenho para os empreendimentos de Habitação de Interesse Social (HIS) compatíveis com a norma de desempenho - ABNT NBR 15575, habitabilidade e sustentabilidade no âmbito das moradias. Os documentos incluem requisitos obrigatórios e recomendados, além dos estabelecidos pelo Ministério. Os documentos orientativos podem ser acessados no link:http://app.cidades.gov.br/catalogo/. Também é possível acessar arquivos sobre soluções com desempenho avaliado para Sistemas Convencionais e Inovadores.

O objetivo das normas é contribuir para a melhoria da segurança (estrutural, contra o fogo e no uso e na operação), habitabilidade (estanqueidade, desempenho térmico, acústico, lumínico, saúde, higiene, qualidade do ar, funcionalidade e acessibilidade, conforto tátil e antropodinâmico) e sustentabilidade (durabilidade, manutencibilidade e impacto ambiental) no âmbito dos empreendimentos de HIS.

Os documentos estão distribuídos em cinco tópicos: Especificações de Desempenho nos Empreendimentos de HIS Baseadas na ABNT NBR 15575 - Edificações Habitacionais - Desempenho; Orientações ao Proponente para Aplicação das Especificações de Desempenho em Empreendimentos de HIS; Orientações ao Agente Financeiro para Recebimento e Análise dos Projetos; Catálogo de Desempenho de Subsistemas e Diretrizes e Documentos de Avaliação Técnica - DATec's do SiNAT.

A SNH promoveu no último mês de outubro, Seminário para discutir com diversos agentes que integram o setor da construção civil, temas relacionados às especificações corretas sobre o desempenho dos sistemas construtivos, bem como orientações para quem desenvolve empreendimentos, empreendedor, projetivas e empresa construtora. Além de conceder orientações aos agentes financeiros sobre recebimento e análise dos projetos.

Fonte: http://www.cidades.gov.br/component/content/article?id=3960