Notícias
08/11/2015 -
Nova norma de projeto de estruturas de concreto ?? reconhecida pela ISO

A NBR 6118 - Projeto de Estruturas de Concreto - Procedimento, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), foi reconhecida recentemente pela International Organization for Standardization (ISO) pelo atendimento às exigências internacionais, se tornando uma norma técnica que pode ser utilizada em qualquer local do mundo.

A normativa já havia sido reconhecida internacionalmente pela organização em 2008 com seu texto original, que vigorou até agosto de 2014, quando foi substituído pela versão revisada. A norma estabelece os requisitos básicos exigíveis para o projeto de estruturas de concreto simples, armado e protendido, com exceção daquelas em que se empregam concreto leve, pesado ou outros especiais.

O novo texto foi reconhecido no dia 28 de outubro durante reunião em Seul, na Coreia, da qual participaram a coordenadora da Comissão de Estudo da ABNT e do Comitê Técnico IBRACON/ABECE de Projeto Estrutural (CT301), Suely Bueno, e a líder da delegação brasileira na ISO, professora doutora Sofia Diniz.

Para a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), que participa da iniciativa por meio de sua consultoria em normalização técnica e faz parte da Coordenação das atividades de Normalização Internacional na área de Concreto e Estruturas de Concreto "essa conquista vem reafirmar a capacidade da engenharia nacional, igualada às melhores do mundo, e a tradição brasileira na construção em concreto, que tem provado sua supremacia nas soluções para a construção civil em todas as áreas e em todos os países".

Fonte: http://construnormas.pini.com.br/engenharia-instalacoes/noticias/nova-norma-de-projeto-de-estruturas-de-concreto-e-reconhecida-365778-1.aspx