Notícias Sinduscon
17/08/2014 -
Domingo Sustent??vel encerra ciclo de palestras do 21?? Sal??o do Im??vel e Construfair-SC

O seminário de sustentabilidade na construção civil, que ocorreu no início desta tarda de domingo (17), das 13h30 às 18h, no 21º Salão do Imóvel e Construfair-SC, no Centrosul, fechou o ciclo de palestras oferecidos gratuitamente pelo evento e trouxe à tona o debate do pensamento sustentável e por que produtos e serviços ecologicamente corretos devem ser introduzidos no setor. Comandado pela arquiteta Maria Lucia Mendes Gobbi e com o apoio da Ejesam, AsBea/SC, Comcap, Cepagro, Araxá Solar, Ideal Soluções Sustentáveis, Ecotelhado, Eolicom e promovido pelo Sinduscon, o seminário contou com a presença de empresários, profissionais e estudantes do segmento da construção civil.
A arquiteta Maria Lucia Mendes Gobbi ressaltou a importância de incutir o pensamento ecologicamente correto, não apenas nas construções, mas em todas as atitudes e ações realizadas pela sociedade.  “Desenvolvemos este painel de atitudes sustentáveis para introduzirmos os primeiros passos desta caminhada aqui em nossa região, pois no que se refere à sustentabilidade pensamos globalmente, mas agimos localmente. Dividimos o seminário em dois momentos: a fase inicial, até o coffee break, voltada à conscientização ambiental. Já no segundo momento, após o intervalo, analisamos as ações e os projetos desenvolvidos nas técnicas construtivas sustentáveis”, disse. 
O arquiteto Everton Luiz Dias participou da palestra com o objetivo de adquiri mais conhecimento sobre técnicas e produtos sustentáveis. “Esta é a terceira palestra que participo dentro da feira, e posso destacar que todas trouxeram mais conhecimento profissional para mim. Escolhi estar neste seminário do Domingo Sustentável, pois é um tema bem atual e é importante estar atualizado dentro das demandas do mercado local”, destacou. Já a estudante de engenharia civil e gestora ambiental Alessandra Kingeski Pacheco participa da segunda palestra dentro da feira e acredita que é importante ter mais informações e conhecimento. “Sou formada em gestão ambiental e busquei a faculdade de engenharia para poder construir de forma sustentável e este seminário vem ao encontro daquilo que busco como profissional”, afirmou. 
Segundo o vice-presidente de meio ambiente e sustentabilidade do Sinduscon, Olavo Arantes, a importância de criar palestras sobre sustentabilidade é passar informação. “Precisamos integras as pessoas neste processo, apresentar as soluções do impacto ambiental das construções em nossas cidades e os profissionais do setor e a população só vão ter esse conhecimento por meio da informação”, disse. Olavo também destacou que é imprescindível começar a desenvolver ações sustentáveis. “A sustentabilidade está ligada com a mudança de pensamento e isso só ocorre com a prática. Não podemos ficar só no discurso”, finalizou.