Como o treinamento em altura promove segurança ao trabalhador da construção

Nos ambientes de maior risco a segurança e saúde dos trabalhadores, como no setor da construção civil, as empresas precisam cumprir as obrigações determinadas pelas Normas Regulamentadoras. Um exemplo é a NR-35, que regulamenta as condições de trabalho em altura.

 

Essa norma dispõe que todos os trabalhadores precisam de treinamento adequado para realizar o trabalho em altura e que o empregador deve disponibilizar esse treinamento ou poderá sofrer penalidades e multas.

 

Continue a leitura e descubra como manter seus colaboradores seguros no canteiro de obras e sua empresa em conformidade com a Lei.

Trabalho em altura: profissionais são amparados pela NR-35

A Norma Regulamentadora nº 35 foi aprovada pela Portaria nº 313 de 23 de março de 2012 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

 

Essa NR determina as condições ideais de trabalho e preparação dos empregados para exercerem atividades em altura. Nesse caso, todas as atividades realizadas acima de 2 metros do nível mais baixo e que ofereçam riscos de quedas e acidentes.

 

Em outras palavras, a norma estabelece a obrigatoriedade das empresas treinarem e capacitarem os trabalhadores, além de outras determinações. Alguns exemplos são:

 

  • Garantir a implantação das medidas de proteção estabelecidas pela NR-35;
  • Realizar a Análise de Risco (AR) e, quando necessário, a emissão da Permissão de Trabalho (PT);
  • Promover um ambiente seguro para o trabalho em altura, através da avaliação das condições do local, dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), entre outros;
  • Manter os trabalhadores informados e atualizados sobre os riscos e as medidas de controle;
  • Garantir o treinamento adequado aos trabalhadores que exercem atividades em altura.

 

Da mesma forma, os profissionais também possuem algumas obrigações quanto ao cumprimento da NR-35. São elas:

 

  • Cumprir as determinações para realizar o trabalho em altura, inclusive os procedimentos adotados pelo empregador;
  • Interromper ou recusar a execução das atividades quando detectado riscos graves para sua segurança e saúde, ou a de outras pessoas, e comunicar imediatamente ao responsável.

 

O treinamento é dividido entre etapa teórica e prática, tem duração mínima de 8 horas e deve ser ministrado por empresas e instrutores com proficiência comprovada.

Como o treinamento em altura auxilia na prevenção de acidentes de trabalho

De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), cerca de 40% dos acidentes de trabalho no Brasil estão relacionados com quedas.

 

Esse dado reforça a importância do treinamento adequado aos trabalhadores, com o objetivo de garantir a segurança e prevenir acidentes de trabalho.

 

Além disso, promover a cultura da prevenção nas empresas garante a satisfação dos trabalhadores que, por sua vez, se tornam mais produtivos e auxiliam a empresa a alcançar os resultados com agilidade.

 

No setor da construção civil, o treinamento de NR-35 merece destaque, pois um canteiro de obras apresenta riscos elevados aos trabalhadores diariamente.

 

Portanto, independente do porte da empresa, os profissionais que nela trabalham precisam ser capacitados para realizar esse tipo de função.

Como está o treinamento de NR-35 dos seus trabalhadores?

Empresário da construção civil, agora que você conhece a importância e a obrigatoriedade do treinamento para trabalho em altura, que tal garantir essa segurança para os profissionais da sua empresa?

 

O Seconci Grande Florianópolis oferece o treinamento de NR-35 através de uma plataforma própria, estruturada em sua sede, no centro de Florianópolis.

 

O treinamento é dividido em etapas teórica e prática, sendo que a prática é realizada nesta plataforma de treinamento.

 

Com 7 metros de altura, essa plataforma visa aproximar o trabalhador da realidade de um canteiro de obras, realizando simulações que podem acontecer no dia a dia para os trabalhadores praticarem as formas corretas de agir.

 

Este treinamento é realizado, no mínimo, uma vez por mês com uma turma de até 20 pessoas e tem duração de 8 horas. Além disso, o Seconci Grande Florianópolis também oferece outros cursos para as empresas. Para conferir a agenda, basta entrar em contato nos canais de atendimento abaixo .

 

📌 ATENDIMENTO SECONCI

☎ Tel: (48) 3204-7265

📱 WhatsApp: (48) 99148-7018

🖱 Site: https://sinduscon-fpolis.org.br/seconci

📧  [email protected]

🚩 Av. Mauro Ramos, 1366, Centro, Florianópolis

⏱ Horário de atendimento: Segunda a sexta das 7h30 às 12h e das 14h às 17h30.

 

aprovado texto ok

Receba novidades no seu email

Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura para você. Ao continuar a navegação em nosso site você concorda com o uso dessas informações