Notícias
13/04/2011 -
Selo Verde Sinduscon será acessível a todos os associados

O Sindicato e Fatma estão prestes a fechar convênio pode colocar o setor um passo à frente da legislação ambiental. Acessível a empresas associadas de todos os portes, o programa Selo Verde Sinduscon certificará empreendimentos ambientalmente responsáveis. Em audiência no dia 15 de março, o presidente do órgão, Murilo Flores, recebeu da diretoria do Sinduscon a minuta de um termo de cooperação para viabilizar o Selo Verde Sinduscon. Flores saudou a iniciativa e se comprometeu em estudá-lo no prazo de tempo mais breve possível.

O presidente Bairros lembrou que a medida vem ao encontro da resolução CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) nº 237/97 que determina a necessidade de serem estabelecidos critérios para agilizar e simplificar os procedimentos de licenciamento ambiental das atividades e empreendimentos que implementem planos e programas voluntários de gestão ambiental.

Na prática, a análise técnica dos processos de licenciamento identificados com o Selo Verde Sinduscon teria prioridade sobre os demais cadastrados na Fatma. O acordo prevê que a Fatma permita aos associados do Sinduscon acompanhar a situação de análise dos seus processos por meio de seu sítio de internet.

O Sinduscon vai dispor de uma equipe de técnicos habilitados a orientar os associados no processo de obtenção do certificado. Ao Sindicato também vai caber criar e confeccionar a logomarca do Selo Verde. Trata-se de uma garantia para o consumidor da construção civil e um avanço no marketing das empresas associadas ao Sindicato: o Selo Verde poderá ser divulgado tanto nos materiais publicitários de cada empreendimento quanto por meio de placas informativas nos canteiros de obras.