Notícias Seconci
16/12/2016 -
Sinduscon lança e-book com perfil do trabalhador do setor formal da construção civil

O setor de economia e estatística do Sinduscon da Grande Florianópolis divulgou relatório com dados da pesquisa que busca identificar o perfil do trabalhador do setor formal da construção civil. O objetivo  é apontar ações práticas que podem melhorar o ambiente de trabalho e a qualidade do serviço desenvolvido por esses trabalhadores e também acompanhar a evolução deles, visto que a coleta de dados teve início em 2013 e seguiu até o primeiro semestre de 2016.

Segundo a economista do Sindicato, Ludmilla Custódio, a primeira etapa consistiu em caracterizar quem era o trabalhador e para isso foram levantadas informações básicas a respeito desses. “Em seguida, coletamos os dados profissionais, identificando a linha de desenvolvimento profissional, permitindo adoção de políticas consistentes de capacitação visando à qualificação dos trabalhadores”, afirmou a economista. Os dados familiares caracterizam o perfil das relações familiares. O material também procura avaliar a satisfação no trabalho. Ludmilla salientou que outro ponto importante da pesquisa está relacionado ao bem-estar desses trabalhadores. “Na parte de estilo de vida e saúde, procuramos verificar aspectos relacionados à vida e saúde do trabalhador, trazendo informações essenciais para a definição de diretrizes específicas para os colaboradores da construção civil no sentido de melhorar a qualidade de vida deles”, finalizou Ludmilla.

As principais características da mão de obra da construção civil foram destacadas neste estudo, tal como sexo, escolaridade, qualidade de vida, saúde e lazer. Esta pesquisa poderá ser utilizada como ponto de partida para análises que englobam outros elementos do mercado de trabalho, além de incentivar construtoras, trabalhadores e demais entidades interessadas, a promover melhorias na qualidade de vida dos trabalhadores da construção civil, como meio de aumentar a produtividade e redução de custos para as empresas da atividade construtora.

Acesse ao e-book e conheça mais sobre o perfil do trabalhador.