Notícias Seconci
28/01/2015 -
Mais controle no canteiro de obra

No início da tarde de hoje (28), o presidente do Sinduscon, Helio Bairros, compareceu a cerimônia de lançamento da Rede Vida no Trabalho, projeto que tem como missão garantir que os trabalhadores atuem em um ambiente seguro, humanizado e digno. Os dados são alarmantes, mesmo Florianópolis sendo a cidade com melhor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) dentre as capitais do Brasil, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)  e emergencias hospitalares da Capital apontam que 40% dos atendidos são provenientes de acidentes do trabalho. Para mudar essa situação, diversas entidades públicas e empresariais, como a Secretaria Municipal de Saúde, a Federação da Indústria do Estado de Santa Catarina, a Superintendência Regional do Trabalho de Santa Catarina e o Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina, participaram do evento e assinaram o termo de compromisso.

Segundo o presidente do Sinduscon, Helio Bairros, a Rede Vida no Trabalho vem ao encontro das ações e programas de saúde e segurança do trabalho propostos pelo Seconci. “Toda proposição que vise melhorar a saúde e segurança dos trabalhadores do setor da construção civil terá nosso apoio. Atuaremos em parceria com a Rede para que o canteiro de obra seja um local mais seguro”, disse. O presidente também ressaltou que alguns programas do Seconci estão sendo atualizados com o mesmo propósito. “Precisamos atualizar nossos programas, primeiramente para nos adequarmos às questões legais e também para proporcionarmos ainda mais segurança aos trabalhadores. É importante que os empresários saibam que, com a criação da Rede Vida no Trabalho, a fiscalização será mais forte, pois conta com várias entidades para controlar as atividades relativas à segurança do trabalho”, informou. 

O prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Júnior, enfatizou em seu discurso que o problema é alarmante. “Estamos comprometidos com essa questão e juntos iremos combater os acidentes do trabalho. O poder público tem um custo elevado com esses acidentes e a prevenção é uma forma de evitá-los”. O prefeito Cesar Souza Junior também ponderou que a Rede Vida no Trabalho tratará questões práticas e objetivas para amenizar o problema.