Documentos
Manual da Habitação

Manual da Habitação 1.0

  * Texto extraído da página da ABCP - http://www.abcp.org.br/

A Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), braço tecnológico da indústria brasileira de cimento, em parceria com a ONG paulista Água e Cidade e com o apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP), apresenta o projeto Habitação 1.0 ®, que prevê a construção de casas de cerca de 40 m2 em concreto celular ou alvenaria estrutural de blocos de concreto - alternativas à base de cimento - casas essas que devem estar inseridas em espaços urbanos com sistema de coleta e tratamento de esgoto, galerias multiuso, coleta de lixo seletiva e pavimentos intertravados, configurando assim o que se chama de "Bairro Saudável". O custo de cada casa varia conforme a região e a oferta dos materiais, devendo, contudo atender às exigências de várias linhas de crédito voltadas à habitação de interesse social.

O projeto Habitação 1.0 ® destina-se a prefeituras, sindicatos e Oscips  Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público ) que dispõem de terreno saneado e vontade política de mudar a realidade do município onde se encontram. O beneficiário dessa proposta é a população de baixa renda, que precisa de apoio, tanto do poder público quanto da sociedade civil, para alcançar melhores padrões de vida.

Alguns dos principais pontos do projeto Habitação 1.0 ® são:
    Construção de casas em alvenaria estrutural de blocos de concreto ou de concreto celular, sem desperdício de material e mão-de-obra e com grande aproveitamento dos espaços internos
    Utilização de sistemas de coleta e tratamento de esgoto
    Coleta de lixo seletiva
    Pavimentação de ruas com blocos intertravados
    Economia de energia com a eliminação das fontes de grande consumo e a instalação de central de aquecimento a gás
    Envolvimento da comunidade local, educando-a para a gestão da água


IMPORTANTE: A ABCP NÃO VENDE NEM CONSTRÓI AS CASAS!

O papel da ABCP é oferecer alternativas construtivas detalhadas e dar assistência aos municípios. Para isso, ela está à disposição das administrações municipais para auxiliá-las na implementação dessa proposta, orientando técnicos da prefeitura, construtoras, mão-de-obra e até mesmo moradores.

A ABCP acredita que é possível, com tecnologia, construir casas populares utilizando materiais de qualidade a custo reduzido. Para ter a ABCP como parceira do município, basta solicitar uma visita. Juntas, ABCP e prefeitura podem implementar o projeto Habitação 1.0 ®.

Faça aqui o download do projeto: Manual da Habitação 1.0