PCMSO
Programa Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO NR 07 
O PCMSO é regulamentado por Lei Federal, a portaria 3.214/78 do Ministério do Trabalho composta por 33 Normas Regulamentadoras.
A NR – 07 é a que institui o PCMSO. Em seu item 7.1.1 destaca-se: “Esta Norma Regulamentadora estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação por parte de todos os empregados o PCMSO”.
 
Este programa é obrigatório para todas as empresas, independente do número de funcionários. Pode propor alterações do ambiente de trabalho, além do controle e monitoramento da saúde dos trabalhadores. A elaboração e implementação do PCMSO trazem como benefícios para a Empresa / trabalhadores uma maior eficiência profissional, através da criação de um ambiente de trabalho sadio, redução de acidentes de trabalho e despesas com indenização, colocação do trabalhador em atividade compatível com sua capacidade física e mental, entre outros.
 
O SECONCI possui profissionais capacitados e habilitados para elaboração e coordenação do PCMSO. Além disso, nossos principais diferenciais são:
  • Análise dos riscos ocupacionais (de trabalho) existentes;
  • Manutenção do arquivo de prontuário médico por 20 anos;
  • Coordenação do PCMSO e visitas técnicas realizadas por médico do trabalho para acompanhmento
  • Programação anual dos exames clínicos e complementares;
Elaboração de relatório anual contendo as ações realizadas durante o ano pela empresa no sentido de prevenir / reduzir e eliminar os riscos de trabalho; número de exames médicos e complementares realizados e programação das ações a serem realizadas no próximo ano